Quando o seu pensamento “voar”, utilize um papel para fazer anotações relativas aos compromissos que sua mente vem se esforçando em lhe lembrar.
A Oficina da Memória® foi criada em 1991 pela médica geriatra Tania Guerreiro com o objetivo de contribuir para um envelhecimento ativo, a partir da otimização das capacidades cognitivas, da melhora da percepção de auto-eficácia e do fortalecimento do sentido existencial. Inicialmente inspirado no trabalho de uma psicóloga francesa, Monique Le Poncin, e nas técnicas de meditação de mindfulness, o trabalho se iniciou com um grupo experimental em 1990 no consultório da geriatra e os resultados foram tão positivos, que em 1991 foi criada a Oficina da Memória® – Instituto de Pesquisa e Estudos da Cognição. Desde então, o trabalho tem sido ampliado e continuamente aprimorado a partir da experiência acumulada e do aprofundamento nos estudos das neurociências cognitivas, mantendo como base os pilares: educação para saúde, estimulação cognitiva ampla e auto-conhecimento.
Ao longo de sua trajetória profissional, Tania Guerreiro estruturou e consolidou o método exclusivo da otimização cognitiva, que foi objeto de estudo de seu mestrado e doutorado, e treinou diversos profissionais neste método no Brasil e no exterior. Profissionais altamente qualificados de diversas áreas da saúde e educação compõem a equipe da Oficina da Memória. Com formação em otimização cognitiva e especialização em gerontologia, atuam de modo transdisciplinar a partir de uma abordagem focada na pessoa.