Como manter a mente alerta

Como manter a mente alerta

Conversar com nosso interior e viver o aqui e agora estão entre as principais dicas para manter a mente alerta

Pare e pense: quantos afazeres estão acumulados em sua mente? E o quanto estes mesmos afazeres afetam diretamente o seu futuro? As preocupações com o futuro, muitas vezes, nos impedem de termos uma conexão mais profunda com o momento presente. O que não percebemos é que o mais necessário para manter a mente alerta é justamente saber olhar, reconhecer e prestar atenção no agora.

Desta forma, entrar em contato com nosso interior, aprender a perceber como nos sentimos fisicamente e mentalmente, bem como organizar e descobrir o que está se passando em nossa mente é um dos pontos mais importantes para este exercício.

O tempo não para

Com a correria do dia a dia passamos por um bocado de situações. No entanto, é justamente através do  foco e de  um contato mais profundo com nosso interior  que nossa mente fica mais atenta. Para tanto, que tal se propor a acessar suas emoções? Da mesma forma que ficamos preocupados com o futuro, muitas vezes o passado nos prende. São arrependimentos, coisas não terminadas, contas a pagar, situações familiares e profissionais, entre outras milhares de preocupações que não nos deixam cuidar direito do agora.

Entretanto, é o agora que forma nossa memória. Tente fazer um exercício ao ler este texto: sua cabeça está realmente aqui? Há concentração no que está fazendo? Se qualquer coisa que aconteça a sua volta faz com que você se desprenda da realidade, as distrações podem te impedir de viver este agora.

Um bombardeio de informações

Somos bombardeados continuamente por informações de todos os lados. Estão em seu smartphone, computador, em outras pessoas que você tenha contato, na televisão e rádio, entre outras formas de comunicação. No entanto, muitas vezes, olhamos e não vemos. Somos levados por estas distrações a outros momentos e terminamos por esquecer o que íamos fazer ou mesmo o que estávamos fazendo.

Isso acontece porque nossa mente simplifica tudo para nossa compreensão. Porém, ao fazer isso, muitas vezes não nos preocupamos em de fato prestar atenção. Tudo parece automático e este processo automatizado cria uma ilusão de facilidade de assimilação de informações e uma ilusão do que se passa conosco . Assim, deixamos de ter maior consciência de nossas emoções e de refletir adequadamente sobre elas – o que pode interferir na comunicação, gerar mais estresse e comprometer a aprendizagem.

Natureza: a recarga de energia  para uma mente alerta

Para entrar em contato com o momento presente é necessário concentração e percepção do que está acontecendo em seu agora. Por isso, a natureza pode ajudar a ficar mais alerta. Basta retirar alguns momentos de seu dia para contemplá-la. Pode ser no mar, pode ser em um parque… pode ser até em uma pequena praça perto de sua casa.

Sente-se, tente meditar e esquecer um pouco das conexões com o futuro que estão te perturbando, da mesma forma que as situações do passado podem fazer. Deixe a mente limpa e conecte-se com seu interior. Observe a sua respiração, contemple, como um espectador, a entrada e a saída de ar dos pulmões. Pense no presente. E use a palavra presente como se realmente fosse um regalo dado a você a cada instante.

Outras dicas para manter a mente alerta

Além de prestar atenção em você e entrar em contato com a natureza, um ótimo exercício para melhorar sua concentração e deixar sua mente mais alerta é praticar ao menos alguns dos itens abaixo diariamente. Confira!

  • Procure meditar alguns minutos todos os dias;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Cuide da alimentação – tenha uma dieta rica e balanceada;
  • Crie o hábito de ler atentamente;
  • Tente se desligar dos celulares, tablets, computadores e televisores ao menos por alguns minutos diariamente;
  • À noite, utilize um caderno ou bloco de notas para relacionar seus compromissos e preocupações futuras e, em seguida, desligue-se.
  • Crie oportunidades para estar com você mesmo – na caminhada, na natureza, ouvindo música
  • Ao fazer uma refeição, aquiete sua mente, concentre-se em você, agradeça e saboreie o momento
  • Pense e viva no aqui e agora;

Ao praticar ao menos parte desta pequena lista diariamente, sua mente ficará mais organizada e consequentemente mais alerta. Fique bem!

 

Últimos posts por Robson MArtins dos Santos (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *